quarta-feira, 13 de maio de 2009

Mais uma vergonha e permissividade do governo federal

Cachoeira Véu de Noiva, uma das principais atrações turísticas da área em disputa do parque, que pode perder 1.300 hectares

O primeiro parque nacional do Brasil --o Itatiaia, no Rio de Janeiro-- pode ter sua área reduzida caso a proposta lançada por um grupo de proprietários de casas na região seja aceita. A decisão cabe ao governo federal. Se a sugestão for aceita, o parque de 30 mil hectares pode perder 1.300 hectares --uma porcentagem pequena, mas que concentra boa parte das belezas naturais que atraem cientistas e turistas ao local.
A decisão não deve demorar a sair. O ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), órgão ligado ao Ministério do Meio Ambiente, realizou um estudo técnico sobre a questão fundiária na região, problema que atormenta governos desde a criação do parque, em 1937. O conteúdo do documento, ainda não divulgado, será apresentado ao ministro Carlos Minc para que ele determine o que deve ser feito.

Existem 80 terrenos particulares com casas dentro do parque (além de terrenos sem construções) e mais cinco hotéis. Donos de casas de veraneio, moradores da área e proprietários dos hotéis solicitam que a maior parte do local conhecido como parte baixa do parque, ao sul, deixe de integrar a unidade de conservação.
O correto seria desapropriar tudo, afinal esta area foi invadida e agora querem ficar com a melhor parte do parque. Esperar que o ministro Carlos Minc e o Sr. Lula façam valer a lei é impossivel, com certeza estes invasores e usurpadores vão se beneficiar e ainda lucrar muito com um patrimonio da humanidade!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário