quarta-feira, 26 de agosto de 2009

O livro A Vaca Roxa

Do que trata uma obra intitulada A Vaca Roxa? Por mais inusitado que pareça, este é um livro sobre marketing. Aliás, o título representa justamente o assunto abordado no conteúdo da obra: ser notável em meio ao comum. Seth Godin, conferencista e escritor, apresenta uma nova forma de se enxergar e aplicar o marketing. Segundo ele, o consumidor da atualidade já comprou tudo o que podia, pois tudo já foi inventado - daí a importância em ser notável, chamar a atenção.
Ao contrário do que se pensa, os meios de comunicação em massa - como a televisão - não são mais a melhor saída para fazer o produto se destacar em meio aos concorrentes. "Como profissionais de marketing, sabemos que o antigo não funciona mais. E sabemos a razão: como consumidores, estamos muito ocupados para prestar atenção à propaganda, embora desesperados à procura de coisas que resolvam nossos problemas". A grande oferta de produtos da atualidade possibilita maior escolha por parte dos consumidores, que, por outro lado, têm menos tempo para analisá-las.
Godin cita mais alguns percalços com o marketing de um novo produto nos dias de hoje: encontrar quem queira comprar; identificar quem queira apenas experimentar; e descobrir pessoas dispostas a ouvir o que você tem a dizer, visto que a maioria está demasiadamente ocupada. "Hoje, as alternativas são tantas que é cada vez mais difícil atrair as pessoas pelos meios de comunicação de massa". Sendo assim, como encontrar uma saída, mesmo com tantas pedras no caminho? A resposta é: ser diferente, ou melhor, inusitado. A Vaca Roxa nada mais é do que um produto distinto dos encontrados no dia-a-dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário