quarta-feira, 23 de março de 2011

70% dos consumidores estão insatisfeitos com atendimento




Maior descontentamento é com o despreparo dos vendedores e falta de conhecimento sobre os produtos, aponta pesquisa


São Paulo - Um estudo realizado pela empresa Vidi Shopper House indicou que, em média, 60% dos consumidores estão insatisfeitos com a experiência de compra.

Dentre as razões de descontentamento, em torno de 70% apresentou insatisfação com a forma com o que o vendedor entende sua necessidade e apresenta os produtos. Somente 30% ponderou que o que não agradou foi o ambiente do estabelecimento.

O estudo seguiu a metodologia de cliente secreto, cujo modelo de análise se baseia na interpretação do comportamento do consumidor real, e avaliou diversos setores de serviço e do varejo, entre novembro de 2010 e janeiro de 2011.

A pesquisa foi feita em todo território nacional e acompanhada em tempo real. Ao todo foram ouvidos cerca de 500 consumidores no ato da compra, nas cinco regiões do país, em 65 cidades.

Para Marco Flavio Cardoso, sócio-diretor executivo da Vidi Shopper House, "o principal desafio das empresas hoje é preparar seus funcionários para entender as necessidades do consumidor e saber engajá-los corretamente com as experiências do produto ou do serviço”.

Ja comentei muito sobre este assunto por aqui, basta procurar nos posts antigos. mas não adianta, os varejistas não investem em capacitação, treinamentos e supervisão. Apenas contratam, pessoas despreparadas, sem conhecimento e que aceitam ganhar baixos salarios e com isto vão perdendo clientes. Por isso que as vendas pela internet não param de crescer e podem chegar a 20 bilhoes neste ano.

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