quarta-feira, 15 de abril de 2009

Estudo Nielsen - Mudanças no Mercado

Como sabem, trabalhei por 14 anos na Nielsen do Brasil, onde tive a oportunidade de conhecer varias cidades e inclusive me fixar na ultima que trabalhei que é Campinas. Na semana passada, o presidente da Nielsen, Eduardo Ragasol, apresentou o resultado do estudo "Mudanças no mercado Brasileiro em 2009", que chegou a algumas conclusões importantes:
O consumidor esta endividado e tende ao pessimismo ( veja o aumento da inadimplencia em março de 22%), com isto 45% deles pretendem reduzir os gastos com alimentação fora de casa, a telefonia móvel, vem logo em seguida e tambem devera sofrer cortes significativos, na sequencia vem os eletroeletronicos com 37% e roupas com 30% dos cortes. Com isto o PDV volta a ser de suma importancia para a industria que deverá realizar mais ações de mkt direto neste canal. O estudo mostra que as categorias que deverão sofrer mais com a troca de marcas, pelo consumidor, estão as bebidas a base de soja, aguardente e pratos prontos. Ja as categorias mais maduras e com grande concorrencia, como papel higienico, escova dental e iogurtes, esbarram na necessidade do fortalecimento da marca. A experiencia de 2008 mostra que é possivel crescer quando ha inovação, vide a categoria de cervejas com novas embalagens e investimento pesado em ações no PDV. Por isso fiquem atento, revejam seus planejamentos e foquem suas ações!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário