sábado, 14 de fevereiro de 2009

Onde estão os meus clientes?


Grande parte dos empresarios e comerciantes ficam se perguntando: onde foram os meus clientes? Existem apenas duas possibilidades, ou estão sem dinheiro e por isso não aparecem ou foram comprar em outro local, o que é muito provavel! Mas por que? Comece a reparar no posicionamento dos seus vendedores, atendentes, caixas. Eles são receptivos, demostram ao cliente que estão felizes, motivados ou parecem estar no maior desanimo do mundo? Seus vendedores ficam sentados ou em rodinhas de bate papo, esperando o cliente chegar e chamar ou estão circulando pela loja, destacando os melhores produtos e ofertas, estão ligando para clientes conhecerem a nova linha de produtos? Quantos produtos novos entraram em sua loja nos ultimos 30 dias? Qual a porcentagem de positivação de clientes, ou seja de cada 10 clientes que entraram na loja, quantos compraram? Sua equipe é realmente motivada? Como voce mensura o desempenho de cada um? Tem dado atenção para a opinião de seus clientes? Tem um programa de satisfação, onde o gerente liga para o cliente após a compra para saber se está satisfeito e se foi bem atendido? Como está divulgando sua empresa? Os clientes, estão aí, basta saber como consquista-los e como rete-los. Tem duvidas? Quer reestruturar o seu negocio? Quer motivar sua equipe? Saiba que é muito mais barato atender e reter um cliente do que atrair novos consumidores. Entre em contato comigo, sempre é hora de mudar e de fazer o melhor!!

2 comentários:

  1. Realmente, hoje a maioria das lojas só querem nosso dinheiro o atendimento é ruim, produtos desorganizados, tem funcionario que parece estar morrendo. Agora quanto ao pós venda, ninguem nunca me ligou para saber se eu estava satisfeita e se havia sido bem atendida. Tomara que os comerciantes comecem a pensar melhor sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  2. Rosangela,

    Obrigado pelo seu comentario, diversas pesquisas demonstram este seu sentimento e o mais importante nestas horar é mostrar sua visão ao responsavel pelo comercio.

    ResponderExcluir