terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Planejamento Estrategico

Antes de mais nada, o que é estratégia, segundo o Houaiss:

estratégia
Datação1836 cf.
Acepções■ substantivo feminino
1 Rubrica: termo militar. arte de coordenar a ação das forças militares, políticas, econômicas e morais implicadas na condução de um conflito ou na preparação da defesa de uma nação ou comunidade de nações
2 Rubrica: termo militar. parte da arte militar que trata das operações e movimentos de um exército, até chegar, em condições vantajosas, à presença do inimigo Obs.: cf. tática (mil)
3 Derivação: por extensão de sentido. arte de aplicar com eficácia os recursos de que se dispõe ou de explorar as condições favoráveis de que porventura se desfrute, visando ao alcance de determinados objetivos
4 Derivação: por extensão de sentido. ardil engenhoso; estratagema, subterfúgio
Se em tempos de economia estavel o planejamento estrategico de marketing é importante, em tempos de crise ele se torna indispensavel. Planejamento estrategico não é e não pode ser apenas voltado para preço e volume de produtos envolvidos, ele tem de passar por algumas etapas importantes para não ter problemas no futuro.
1º passo é a Pesquisa de mercado, onde terão de colher informações sobre mercado, concorrência, clientes, pdv, canais de distribuição, aspectos tributarios e regulatorios e o mais importante os aspectos internos como: Capacidade de produção ou tempo de importação, estoques, transporte e composição de preço.
2º passo é a análise destas informações pelo diretor e pela equipe gerencial, onde vai se buscar aprofundar as informações, discutir e validar todos os fatos.
3º passo é o resumo e foco do produto, onde serão trabalhadas as informações e decisoes tomadas anteriomente e definir a segmentação de mercado deste produto tendo em vista o mercado mais atrativo(targeting)
4º passo é estabelecer metas e objetivos, não só os volumes de vendas e de participação do mercado, mas também o posicionamento da marca, o publico alvo, preço e ações promocionais.
5º passo este é um dos mais importantes na estratégia, é a execução, onde deverá ser detalhado todos os passos para se atingir os objetivos propostos, determinando cronograma, ações promocionais, responsabilidades e investimentos. Ou seja o que fazer, como fazer, com quem fazer. Aí é que entram os compostos de marketing: preço, produto, praça, promoção e propaganda.
6º passo é o gerenciamento de todos os passos anteriores, ou seja, a execução tem de ser acompanhada de gerenciamento, supervisão e do mais importante, a mensuração de todas as ações. De nada adianta uma equipe de promoção de moças bonitas, com roteiro de visitas se não podemos mensurar o trabalho e o retorno do mesmo.
Planejamento estrategico é simplesmente seguir o roteiro traçado inicialmente e acompanhar seu progresso, não esquecendo que tudo isto tem um tempo, pode ser 6 meses como pode ser 10 anos e durante este periodo as pesquisas devem continuar, deve-se avaliar a concorrencia e o mercado constantemente para saber se será necessário algum ajuste. Nos tempos de hoje a informação rápida e confiavel é o grande diferencial para o sucesso de um negócio.
Espero ter colaborado e desejo sucesso no seu planejamento estratégico

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