quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Total de cheques devolvidos no País subiu 20,5% em janeiro

SÃO PAULO - O volume de cheques devolvidos por falta de fundos em todo o País cresceu 20,5% em janeiro em relação ao mesmo período de 2008, informou nesta quarta-feira, 18, a Serasa. Segundo a empresa de análise de crédito, em janeiro foram devolvidos 22,9 cheques sem fundos por mil compensados, enquanto em janeiro do ano passado voltaram 19 por mil.

Na avaliação do assessor econômico da entidade Carlos Henrique de Almeida, o aumento da inadimplência com cheques mostra que o consumidor não foi cauteloso nas compras de Natal e optou por parcelar, não considerando as despesas sazonais de início de ano como IPTU, IPVA e matrícula escolar. Para ele, a menor oferta de crédito incentivou o brasileiro a privilegiar o parcelamento com cheque pré-datado.

No meu entender , não faltou cautela e sim dinheiro e emprego, primeiro tivemos o presidente do país, num ato irresponsavel, vindo a tv e pedindo para o povo consumir sem pensar e depois a marolinha, que esta causando o desemprego em muitas areas e deixando milhares de pais de familia sem ter de onde tirar seu sustento. Nestas horas vem as prioridades que é comer e morar, o restante fica sem pagar e quando tiver um novo emprego negociam-se as dividas, que para as financeiras e bancos é a galinha dos ovos de ouro, afinal dividas de R$ 200,00 viram R$ 2000,00 em poucos meses. É a agiotagem legalizada pelos nossos governantes, que recebem todo tipo de patrocinio das instituições financeiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário