segunda-feira, 2 de março de 2009

Cartilha da fidelização - De JEFFREY J. FOX,

Este texto foi traduzido e adaptado pela Madia Marketing  do livro  “HOW TO BECOME A RAINMAKER – THE RULES FOR GETTING AND KEEPING CUSTOMERS AND CLIENTS” de Jeffrey J. Fox,  na seção textos memoraveis, e ao ler não resisti a tentação de dividi-lo, para que todos tenham conhecimento deste conteudo atual e verdadeiro. Uma ótima leitura e que seja aplicado diariamente em seu negócio!!

Segundo FOX, todas as empresas “rainmakers”, o tempo todo, devem permanecer se perguntando “O quê, e por que nossos clientes continuam comprando de nós, e o quê os motivará a continuar?” E jamais se deixar tentar na pesca em rios onde não existem peixes, ou na caça de clientes que não usam seus produtos e nem sinalizam a mínima probabilidade de que um dia irão fazê-lo... não despender nem tempo e nem energia tentando convencer motoristas das cidades a comprarem ferraduras para cavalos, e nem hotéis a comprarem camas para hospitais...”

Especialmente para nossos leitores, realizamos uma tradução e adaptação do que FOX chama de CREDO DA FIDELIZAÇÃO:

“1 – Seja carinhoso com seus clientes em todos os momentos;
2 – Trate-os, sempre, como seus melhores amigos – porque, verdadeiramente, os são;
3 – Aprenda a ouvi-los e entender o que precisam;
4 – Dê a eles o que gostariam de receber, e um pouco mais;
5 – Precifique seus produtos considerando todos os valores neles contidos, e que o cliente consegue perceber;
6 – Ajude seus clientes a descobrir o que realmente precisam;
7 – Disponibilize seus produtos e serviços na exata medida das expectativas de seus clientes;
8 – Agradeça, a todos os momentos, a cada um de seus clientes pela preferência;
9 – Ajude seu cliente a pagar pelo que está comprando, para que não se sinta constrangido e vá bater em outra porta;
10 – E nunca se esqueça de pedir para que ele VOLTE SEMPRE!”

E logo na abertura do precioso livro, FOX é definitivo: “A componente única e comum de sucesso em todas as organizações é o CLIENTE. É muito mais importante que o próprio negócio, do que produtos, máquinas, edifícios, dinheiro e pessoas. É apenas o dinheiro do CLIENTE que paga cada um dos salários, planos de aposentadoria, impostos, gratificações, férias, seguros de vida, computadores, móveis. Independente de como você chame ou trate seus CLIENTES, nunca se esqueça: SEM ELES, SEU NEGÓCIO NÃO EXISTE”.

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