quinta-feira, 5 de março de 2009

Mantenha seu emprego! Mais 03 dicas comportamentais de hoje

19 MEÇA AS PALAVRAS
Durante a crise é preciso ter mais sensibilidade para dar opiniões. Você pode ter um estilo pessoal, mas tente variar o jeito de falar conforme o interlocutor. Por exemplo, você acha que um comentário crítico vai colaborar com o trabalho da sua equipe? Antes de fazê-lo, verifique se, no lugar de ajudar, você não criará um transtorno maior. Resumindo: calcule bem os efeitos do que você diz. 

20 TINHA MEDO DE DECEPCIONAR DOIS CHEFES
Em seu primeiro dia de trabalho na fabricante de celulares Sony Ericsson, Beni Harari, 27 anos, gerente nacional de trade marketing descobriu que teria duas chefes: uma no Brasil e outra nos Estados Unidos, seguindo a estrutura gerencial da empresa. Fiquei com medo de me complicar com ordens cruzadas”, lembra.
ATITUDE: Beni traçou metas semestrais, que revisa periodicamente com as duas chefes. “Assim, sei se estou no caminho certo”, diz. Quando uma tarefa extra aparece, discuto os impactos no meu trabalho com as duas. 

21 RESPIRE FUNDO
Sabe aquela promoção que o chefe havia prometido? E aquela bolsa para o MBA? Não se surpreenda se planos desse tipo forem congelados. As empresas estão cortando investimentos novos. “É preciso estar preparado para frustrações, porque elas vão ocorrer com frequência”, diz Patrícia Molino, da KPMG. Encare possíveis adiamentos como algo temporário e baixe as expectativas. Assim, diminuem as chances de você se desmotivar.

Comentario do Zaba: A verdade é uma só, o profissional tem de ser versátil, tem de estar preparado para analisar e mudar de acordo com o ambiente, não confunda com não ter personalidade, mas saber se adaptar com facilidade as mudanças é uma das competencias mais requisitadas nos dias de hoje. O Sr. Roberto Justus, em uma das edições de o aprendiz, disse que o melhor funcionario para sua empresa é o genérico, ou seja aquele que conhece sobre todos os assuntos, pois hoje é preciso analisar o todo antes de qualquer decisão. Então atualize-se, renove-se diariamente e saiba adaptar-se a novas realidades do mercado!

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